Nossa jornada de estudos em Paris!!

Benvindo! Bienvenue !

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Roma

Estamos quase partindo pra Londres, e só agora eu consegui um tempinho pra escrever sobre Roma! Os últimos dez dias foram pesados!

Buenas....
Voamos pela Ryanair, mas esse é o assunto do próximo post, quando voltarmos de Londres e poderemos escrever também sobre o trem! (que emoção!!!!)

Chegamos em Roma e compramos uma passagem de ônibus (3,90 euros) direto à Termini, que é onde funciona a cidade. Lá que chegam os trens de grandes linhas, de toda a Europa, e também ponto de ônibus para todos os cantos da cidade. A estação tem tudo: desde farmácia e mercado até informações turísticas!!!! Mas para encontrar o guichê, você deve perguntar para muitas pessoas e achar sozinho! Daí sim, você se sente em Roma!!!
A cidade é um museu a céu aberto. Pra onde se olha, se enxerga um prédio lindo, uma fonte maravilhosa, uma ruína incompreensível... mas ao mesmo tempo é um caos!
Mas um caos que não chegou a incomodar nos três dias que passamos lá. Foi um caos com calor humano, com voz alta animada, com sorrisos ao invés do "pardon" sem sentimento... ou seja... bem diferente de Paris, que é super organizada, mas fria.
Em Termini pegamos um mapa e almoçamos por lá mesmo. Sabíamos que um ônibus só nos deixaria no hotel, e por isso olhamos no GoogleMaps a distância da estação até lá. Resolvemos ir a pé, pois eram só 2 Km. Ainda bem que fizemos isso!!! Caminhamos por ruas e locais que não faziam parte do nosso "roteiro sem roteiro" e valeu muito a  pena! Conhecemos a igreja Santa Maria degli Angeli, que tem no seu interior obras fantásticas do Galileo. Ainda passamos por muitas lojinhas legais ao redor de Termini e na Piazza della Republica.
O transporte é bem básico, cheio e barato. Um  bilhete com validade de 75 minutos, custa 1 euro. O passe para 3 dias, 11 euros. A segunda foi a nossa opção. Tem duas linhas de metrô, e nas paradas de ônibus têm placas com o itinerário. Fácil e prático.
Fomos para o hotel Galeano. Nada muito além de um quarto bem pequeno, com um banheiro limpo e café da manhã bem ralinho. Mas muito honesto pelo preço que pagamos (230,00 euros por 4 noites) sendo numa localização ótima. Pra mim, hotel é local de banho e cama. O resto, é acessório que se paga caro pra não usar.
À noite pegamos um ônibus e fomos em direção à Barberini. Nesta região a noite bomba! É também onde fica o comércio de luxo, com as marcas mais famosas da Europa, nas ruas Via del Tritone e Vittorio Veneto. Há muitos restaurantes. Jantamos no "Di fronte à..." e foi uma experiência pessoal muito importante pra mim. Eu explico: neste mesmo dia, ao pisar em Roma, minha mãe me ligou (celular funcionou perfeitamente) pra contar que meu avô Verginio tinha partido. Não foi um choque, pois ele estava beeeeeem doente. Mas dói né... meu último vô vivo! Mas resolvemos que a viagem deveria continuar, e assim seguimos...
Pois naquele restaurante o Murilo pediu uma lasanha a bolognesa. Eu, celíaca, não poderia comer a massa, mas estava tão bonito que pedi um pedaço. No momento que senti o gosto da massa feita a mão, com molho de tomate e carne moída, do jeito que minha vó fazia, não consegui me conter... comecei a chorar no meio do restaurante... foi uma sensação muito intensa!!! Muita saudade numa só garfada!!!! (Ufa... respira fundo....) As pessoas me olhavam, não sabiam o que estava acontecendo, e o Murilo segurou minha mão... não tinha muito o que fazer naquele momento além de chorar e deixar passar....
Mesmo tendo sido uma experiência bem pessoal, recomendo muito o restaurante, pois a comida era ótima e o atendimento muito bom!
Ok... voltando...
No dia seguinte, o momento esperado: Coliseo!!!!
Uma dica super-mega-importante: comprar os ingressos pela internet! Li isso num outro blog e foi o que nos salvou de uma fila de mais de 2 horas no Coliseo, e outra de 1 hora no Palatino e Fórum Romano. Por 15 euros, os três lugares.
O Coliseo é fantástico... sair da estação de metrô e dar de cara com aquele gigante de pedra, cheio de história... é de tirar o fôlego. O Murilo estava mais feliz que pinto no lixo!!! Não tirava aquele sorriso lindo da boca um segundo!
Depois de umas 2 horas explorando o Coliseo, fomos ao Palatino e Fórum Romano, que ficam em frente. Lá a coisa não é muito organizada, faltam informações e banheiros. Mas é fantástico!! O lugar é gigante, cheio de ruínas, perfeito pra se perder durante umas 3-4 horas!!! Ah... comer antes de entrar é importante... lá não tem nada, além de água da fonte (que eu não recomendo...)
Depois disso, fomos comer, pois estávamos verdes de fome!!! Porém, o Murilo não se sentiu bem e voltamos para o hotel.
Então começou um dos piores momentos da minha vida: meu marido doente em terra estrangeira. Foi tenso, mas fomos muito bem assistidos pelas pessoas que solicitamos ajuda, como o pessoal do hotel e até da farmácia, que vendeu os medicamentos sem problemas, mesmo com uma comunicação de italiano macarrônico, misturado com inglês esquecido e até francês teimoso!!!! Uma torre de babel, mas com o jeitinho brasileiro de se fazer entender!
Passado o susto (um dia de virose, provavelmente da água) voltamos ao nosso passeio.
Fomos conhecer o Fontana de Trevi! Minha vez de realizar um sonho... Mas tinha tanta gente que até as fotos me decepcionaram... mas ok... minha moedinha tá lá!!!


Caminhamos pelas ruazinhas em direção à Piazza Navona. Encontramos uma lojinha super fofa de brinquedos de madeira. Até encontrei o Pinóquio, que mandou um beijo pra Gi e outro pro Kike!!!

Na Piazza Navona, tomamos o melhor sorvete de Roma, com direito a repeteco no último dia.
Depois, pela beira do rio, caminhamos até a Piazza del Popolo e subimos ao Pincio, pra contemplar o final de tarde. No jantar, surpresa!!!! Comi massa em um restaurante self-service que tinha umas bandeijinhas prontas! Muito bom!!! Fiquei muito feliz.
No terceiro dia fomos ao Vaticano. Era feriado de Todos os Santos. Chegamos quase meio dia e tinha uma galera por lá. Depois de uns minutos uma pessoa começou a falar e dar uma benção. A galera vibrava. No dia seguinte descobrimos que vimos o Papa!
A basílica de São Pedro é fantástica. Enorme, linda e rica em detalhes. Lá se entra de graça (como todas as igrejas....). Mas deixamos um bom dinheirinho pros padres na lojinha!
Depois almoçamos num restaurante bem perto da praça do Vaticano, e fomos em direção ao castelo de Santo Angelo... Que é incrível. Muitas cenas do filme "Anjos e Demônios" foram gravadas lá.
Depois saímos a caminhar pelas ruazinhas... e fomos ver o Coliseo de noite, pra fechar bem a viagem.
Dia seguinte, caímos da cama às 4:30, fomos a pé pra Termini e pegamos um ônibus pra Ciampino (o aeroporto). Antes das 10h da manhã, Paris novamente!!
Voilà... essa foi a nossa Roma, que com certeza merece uma segunda chance, pra mostrar todo seu potencial!!!!

Ciao!

2 comentários:

  1. Adorei esse relato bem detalhado da viagem à Roma! Muito bom! Continue sempre escrevendo. Obrigada. Irene Szyszka

    ResponderExcluir
  2. Bah Marcela, muito bom conhecer detalhes de Roma assim, estando em Porto Alegre. Vou falar pra Gi sobre o teu encontro com o Pinóquio.
    Muito rico teu relato. Agora ficamos aguardando o de Londres. Um abração e boa viagem.
    Vera Prates

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não esqueça de assinar!