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quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Transportes parisienses


Seguindo a linha de informações úteis do último post, aqui vai um apanhado dos meios de transporte disponíveis em Paris e a minha humilde impressão sobre eles.
A cidade oferece muitos meios de chegar de um ponto a outro. E todos esses meios dispõem de informações precisas e atualizadas. De modo que não é difícil familiarizar-se com os transportes daqui, mesmo que a primeira vista pareça uma loucura o mapa de metrôs. Até onde eu sei, os transportes disponíveis são:

Metro
O mais fácil de usar, rápido e abrangente meio de transporte daqui. Ainda não encontrei um ponto da cidade que não desse pra chegar com no máximo 3 linhas de metro. Como eu disse, no início a quantidade de linhas assusta um pouco, mas nos primeiros dias já estávamos dominando a técnica de interpretação do mapa das linhas. Tem a desvantagem de não se enxergar nada pelas janelas e fica bem lotado nos horários de pico, mas a frequência com que eles passam é impressionante. São 14 linhas que cobrem toda a cidade. Tem vários tipos de tarifas, e saber qual vale mais à pena depende de muitos fatores, mas vamos à elas:
Ticket +: É o ticket individual, que custa 1,70 euros e dá direito a usar metro, ônibus e tramway num período de 1h30 entre as validações (ou algo assim). É o ideal para estadias curtas na cidade. Pode-se comprar carnes de 10 tickets a 12 euros também.
Paris visite: Passe de 1 a 5 dias, com trajetos ilimitados. Tarifas de 9 a 52 euros.
Navigo: Esse é o cartão (eles adoram cartões por aqui) com o qual se faz os planos por períodos (semanal, mensal ou anual). Semanal: custa 18,85 euros e vale de segunda à domingo. Mensal: custa 62 euros e vale até o último dia do mês, independente do dia da compra. Anual: custa 633, 70 euros, mas tem que ser residente de Paris para habilitar um desses (e não aceitaram nosso comprovante de residência, aí estamos fazendo o mensal). Todas as modalidades de Navigo são com trajetos ilimitados de metro, RER (dentro de Paris), ônibus e tramway. O que é uma baita mão na roda.
Imagine R: É como o Navigo anual, mas para estudantes com menos de 26 anos (não serve mais para nós). Tarifa de 306,50 euros por ano.

Aqui uma dos raros momentos que o metro aparece na superfície:

RER
São 5 linhas de metro que cortam a cidade e vão até as cidades vizinhas. Para circular dentro de Paris, funciona exatamente como o metro, com as mesmas tarifas. Mas para sair da cidade (zona 1), tem-se que comprar tickets específicos para o destino. Chateau de Versailles, EuroDisney e os aeroportos são exemplos de locais onde se chega de RER.

Onibus
Quase todas as paradas tem indicação do itinerário e horários das linhas, assim como o tempo para o próximo onibus. Não tem cobrador. Paga-se para o motorista na entrada, onde também se pode validar o Navigo/ticket. Comprar o ticket com o motora não é uma boa, pois custa 1,90 e não dá direito à correspondências com outros transportes. É bem melhor comprar tickets nas estações de metro a 1,70. Dentro do bus, uma gravação avisa qual a próxima parada, como no metro.

Tramway
É uma espécie de "bonde elétrico" moderno. Existem 3 linhas, mas atendem a parte mais periférica da cidade. Tem uma que passa bem em frente à Citè. Mas quem vem à Paris para uma estadia curta provavelmente vai ficar na parte mais central e nem vai tomar conhecimento dessa opção. É bem interessante.
Aí vai uma foto pra ilustrar:

Velib
Sem dúvida, meu transporte preferido. Tem centenas de estações de bicicleta na cidade Paga-se 29 euros por ano e pode-se pegar uma bike em qualquer estação e devolver em outra, desde que o trajeto não ultrapasse 30 min. Se passar esse tempo, paga-se 1 euro de "multa". A maior dificuldade é encontrar uma estação quando o tempo tá acabando. Parece que elas se escondem. Já gastamos alguns euros por causa disso, mas estamos aprendendo. O negócio é ir trocando de bike, porque não tem limite de trajetos.



Bom, era mais ou menos isso que eu tinha pra falar de transportes por aqui. É claro que tem também os carros, mas aí a coisa fica mais complicada. O trânsito aqui é uma zona e eu to achando muito bom não ter que me preocupar em dirigir por essas bandas. Sem falar na forma de estacionar dos parisienses, que eu acho que daria um post específico.



Um comentário:

  1. Como dos outros, gostei muito também deste post e estou aprendendo muito sobre a França e Paris com vocês. Continuem assim! Em dezembro e janeiro, quando estiver aí, vou verificar na prática como tudo isso aí funciona. Abs. Irene Szyszka

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