Nossa jornada de estudos em Paris!!

Benvindo! Bienvenue !

quarta-feira, 4 de julho de 2012

E os brasileiros, hein?



Mais fácil que olhar para os nossos defeitos, é apontar o dedo nos defeitos dos outros.
Mas acho que prestar atenção no feedback gringo pode ser um bom exercicio de reflexão.
Conversando com amigos estrangeiros (não só franceses) descobrimos algumas caracteristicas peculiares dos brasileiros que incomodam os gringos.
Por exemplo, chegar atrasado. Isso não é lenda. Brasileiro chega atrasado sim! Mas não nos compromissos importantes, como na reunião com o orientador, e sim em encontros informais, como num jantar ou no futebol de sábado. Para o brasileiro, o "la pelas 19 horas" compreende um horario beeeem flexivel. Para a maioria dos estrangeiros, isso significa "vou chegar 19h, ou putain.... o metrô atrasou e cheguei 19:10 !!!"
Outra característica , que pra mim é a pior, é o famoso fogo de palha. Todos combinam um jantar no sábado, colocam "a maior pilha", (pode deixar que eu levo o violão... o fulano tem farofa e feijão) e na hora H, cada um arranja outra coisa pra fazer (ou ta com preguiça mesmo) e ninguém aparece. 
Além de um bom exercício, essa reflexão poderia ir além e se transformar numa mudança de hábito. E isso pode começar hoje, quem sabe??? 

4 comentários:

  1. Que bom saber! E o que mais eles acham da gente? Mandem mais...

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post e bom puxão de orelha, tenho convivido com alguns estrangeiros e pasme, um dos adjetivos usados para brasileiros é: muito arrongantes... sim, ao que parece brasileiro quando viaja pras zoropa vai se achando!!!

    ResponderExcluir
  3. Quoi?? Com todo o respeito, mas isso não é comportamento de brasileiro: isso é comportamento de carioca. Eu vivi em 3 estados diferentes aqui no Brasil, e pude conviver com pessoas de diversos outros, e posso dizer que os pontos citados são tipicamente cariocas. Especialmente o efeito coca-cola! Não que os demais brasileiros não tenham suas falhas (o atraso não é uma constante, mas está presente em diversos estados).

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não esqueça de assinar!