Nossa jornada de estudos em Paris!!

Benvindo! Bienvenue !

terça-feira, 13 de março de 2012

Cinco bons hábitos Franceses

Neste seis meses na Cidade Luz, já foi possível fazer um breve levantamento sobre os hábitos dos franceses. Listo os melhores, na minha opinião:

Leitura: Todos os dias vemos pessoas lendo no trem, no metrô, no ônibus, na espera pela baguete na boulangerie e até mesmo caminhando na rua! Livros novos, velhos, de Paulo Coelho à Dostoievski. O bom hábito também se prolifera por causa da grande quantidade de sebos que se espalham pela cidade, onde pode-se comprar livros à 0,50 euros. Há também lojas como Gilbert Jeune, que vende livros novos a bons preços, mas também é possível trocar os velhos livros por novos.

Comer bem: Aqui não tem quem não limpe o prato! Saladas, legumes, frutas e pouca quantidade de gordura fazem parte do farto prato do francês. Além do pão e do queijo (ou iogurte) de sobremesa. Sim! O queijo aqui é umas das mais apreciadas sobremesas. Crianças não fazem cara feia na frente de um prato de repolho. Desde cedo são ensinados a comer de tudo. Nada de birra na hora das refeições. 

Exercícios físicos: Eita povo que gosta de correr!!! Ao abrir a cortina às 6:30 da manhã, mesmo numa gelada manhã de inverno, já é possível ver as pessoas correndo pelas ruas da cité. Não há neve que intimide. Os hábitos de corrida, caminhada, bicicleta e esportes coletivos são muito incentivados. 

Política: Não há pessoa que não tenha uma boa visão da situação política do país e uma opinião para expressar. É comum ouvir nas refeições, calorosas discussões sobre os candidatos à presidência, principalmente nesta época pré-eleições na qual estamos. Creio que esse hábito é saudável para o país, pois as pessoas não se alienam do que se passa no cenário político com a desculpa muito ouvida no Brasil "ah.. detesto política! É sempre tão sujo!" Aqui, sujo ou não, o assunto sempre está em pauta.

Produtividade: Já ouvi alguns brasileiros comentando que os franceses trabalham pouco. Não é totalmente errado, pois comparado com a jornada brasileira, os franceses trabalham menos horas (35h/semana) e tem mais períodos de férias por ano. Mas ao mesmo tempo, eles utilizam muito bem o tempo dedicado ao trabalho. Mais importante que passar horas no escritório, é fazer esse tempo render.  

8 comentários:

  1. Legal, Marcela! Temos que aprender todos esses hábitos com os franceses, mas eles também podem aprender conosco como ser mais bem humorados, mais flexíveis, extrovertidos e menos estressados. De qualquer forma, todos os bons hábitos que aqui elencaste são importantes para evoluirmos como sociedade e como pessoas.

    ResponderExcluir
  2. bom mas tah desatualizado

    ResponderExcluir
  3. no percebo. queria uma iformaçao no esta tereta estou a fazer uns trabalhos e queria saber habitos no isto. que lata,.....

    ResponderExcluir
  4. birras nas refeiçoes fazem todos. fui,vou procurar outro site.
    tchau ou no QUE TRETAS

    ResponderExcluir
  5. BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  6. Este blog foi desativado em 2012 e teve caráter informativo/divertido. Se queres pesquisar para um trabalho, aconselho a procurar fontes jornalísticas ou científicas.
    Marcela Sander - uma das autoras do blog

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não esqueça de assinar!