Nossa jornada de estudos em Paris!!

Benvindo! Bienvenue !

terça-feira, 20 de março de 2012

O bom e velho futebol

Começo esse post com uma homenagem à gurizada do Gentalha Futebol Clube. Um bando de futebolistas meia-boca que se reúne semanalmente pra bater uma bola há mais de 5 anos em algum canto da gloriosa Canoas City. Clube este do qual faço parte como membro fundador, com muito orgulho. Ainda tenho o e-mail despretensioso que mandamos lá em 2007 pra convidar a galera pra um futebol pré-churrasco, e que deu origem ao hoje muito bem estruturado Gentalha (agora até com conselho deliberativo, tesoureiro e o escambau).

A qualidade futebolística entre os atletas é discutível, mas homogênea. Ninguém permanece o mesmo depois de meia dúzia de partidas naquele certame. Os bem pernas-de-pau melhoram sensivelmente, já quem chega gastando o bola, logo sofre com a maldição (ou seria o convívio) e desaprende a técnica até "nivelar por baixo". Talvez seja uma espécie de seleção natural, pra manter o jogo divertido e continuar rendendo os lances plásticos/bisonhos.

O fato é que faça chuva ou faça sol, seja com 7 corajosos (naqueles dias chuvosos de inverno) ou 35 esfomeados (quando alguém paga um churrasco), toda a semana rola o espetáculo.
Quantas vezes eu peguei a BR116 totalmente parada numa sexta-feira as 18h, levei 1h30 pra chegar no jogo e pensei: "não venho mais nessa merda". Na semana seguinte, tava lá eu de novo, trancado na BR.

Aí vim pra Paris e rolou uma abstinência futebolística. Tenho jogado basquete com bastante frequência, pedalo quase todos os dias, mas tava faltando aquela pelada.
Semana retrasada um amigo me ligou, dizendo que tem uns outros brasileiros aqui que tavam querendo organizar um futebol semanal. E lá fomos nós comprar os tenis mais baratos que encontramos (o que me custou dois calcanhares esfolados incomodando a semana toda) pra demonstrar nosso futebol arte.

Sábado chegamos no campo na hora marcada e aos poucos foram aparecendo os demais brasileiros fominhas, além de uns poucos "estrangeiros".
Pra começar, a única bola que tínhamos estava murcha, mas logo apareceu uma bomba... cujo bico quebrou dentro da bola antes de podermos enchê-la. Minutos de tensão se seguiram a esse fato, mas logo uma boa alma apareceu com uma bola devidamente cheia.
Estávamos lá, "aquecendo" meio perdidos quando o organizador do evento chegou no campo avisando que teria um jogo ali dentro de uma hora e meia, então deveríamos começar a correria imediatamente.

Começou a divisão dos times:
- "Alguém é goleiro de profissão?" - nada... "Alguém não se importa de jogar no gol?" -nada... "Beleza, revezamos o goleiro."
- "Quem joga atrás?" - dois se apresentaram
Tínhamos 15 atacantes. Claro, meses longe dos gramados, todo mundo queria era fazer gol pra ter o que contar em casa. Mas aí alguns se distribuíram em outras funções, meio a contragosto (eu inclusive) pra começar logo o espetáculo.

Foi aí que, pra variar, apareceu um francês e jogou um balde de água fria. O tiozinho da secretaria apareceu dizendo que tínhamos que sair do campo porque o outro jogo começaria em breve. "Mas não era as 16:30?" "Não, não mesmo. É as 15:30, como eu disse ao senhor". Aí não sei se o francês tinha se atrapalhado ou o nosso representante/organizador é que não tinha entendido. O fato é que fomos corridos do campo.

Sorte que alguém ali conhecia o complexo esportivo onde estávamos e disse que tinha umas outras quadras que poderíamos ocupar. Bem piores e menores que o campo de grama sintética onde estávamos, mas queríamos era correr atrás da bola, nem que fosse no paralelepípedo com goleiras de havaianas.

E finalmente saiu a pelada. Três times revezando, numa quadra de piso emborrachado meio esquisito e escorregadio. E foi bem divertido. Não tão divertido e nivelado como no Gentalha, mas também não tinha ninguém disputando campeonato. Futebolzinho saudável e despretensioso, perfeito pra um bando de estudantes longe dos seus próprios gramados. Arrumei o que fazer aos sábados.

Sábado agora tem carreteiro no Gentalha. Não vai dar pra ir nesse. E também não vou jogar com os boleiros daqui, porque vamos pra Amsterdam, mas aí é assunto pra um post mais pra frente.


6 comentários:

  1. Como membro da comissão deliberativa, venho por meio deste agradecer a “homenagem” ao nosso clube Gentalha F.C. , a janela de transferências abrirá em agosto, onde estamos tentando exaustivamente a tua repatriação que por sinal esta bem avançado e estamos otimista com o desfecho.
    De qualquer forma, fica aqui um abraço “ COLETIVO”, do Gentalha F.C. ao nosso melhor meia atacante com nome de Murilo que temos.

    Abraço.
    Sidiclei Rocha (Tigrão)
    Comissão Deliberativa Gentalha F.C.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Murilo! Quem gosta de futebol e fica longe da terrinha não se importa mesmo com as condições para praticar o esporte. O importante mesmo é jogar futebol, seja onde for: Canoas ou Paris! Abs. Irene Szyszka

    ResponderExcluir
  3. Murilo,
    O Gentalha F.C. está evoluindo a cada dia, a algumas semanas participamos da primeira competição oficial, teve foto, juiz, mesario, e até regulamento.
    A estréia foi gloriosa, com vitória de goleada... mas ai veio o segundo jogo e... bom, resumindo acabamos sendo eliminados na primeira fase.
    Te conto a história da nossa primeira competição oficial para ressaltar que estamos aguardando a abertura da janela de transferência e vamos investir para reforçar o elenco com o retorno do nosso meia direita.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Murilo,

    Quero ressaltar que tu é uma unanimidade no clube. Afinal o pessoal da diretoria (Sidi) e da oposição (Mandinho intriguento) estão interessados no teu retorno e falam em aproveitar a janela de transferência. Ou seja, não pouparemos esforços para te buscar. Se preciso for, até um agente enviaremos para as negociações.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Em breve mandaremos nosso agente Cabelo para intermediar a negociação.

    ResponderExcluir
  6. e ai murilo, blz?
    vou para paris logo mais, queria saber onde bateu a pelada.
    foi na cité? acho que lá tem alguns campos, não? fácil encontrar gente jogando?
    abs, muito bom o post.
    luiz

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não esqueça de assinar!