Nossa jornada de estudos em Paris!!

Benvindo! Bienvenue !

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Tchau 2011! Foi um prazer

Eis que 2011 chegou ao fim.
Um ano que ninguém me convence que teve só 12 meses. Não caberia tudo que coube.
Um ano que começou de forma espetacular: dentro do mar, na Pinheira (um lugar que me faz bem pra caramba), com minha família e a Cela. Tudo como tinha que ser.
O que esperávamos daquele ano? Eu ia continuar achando tempo pra conciliar o trabalho e a faculdade, colocar um estágio e um novo desafio profissional nessa bagunça e me encaminhar pros finalmentes do curso (finalmente). A Cela continuava a busca incessante pelo emprego, estudava pra concursos e tinha uma entrevista marcada já para a primeira semana de janeiro.
O único fato "estranho" nesse réveillon foi o comentário dela quando ainda estávamos no mar, apreciando os modestos fogos da Pinheira: "Um dia eu quero passar o réveillon em Paris". Assim, despretensiosamente, ela jogou essas palavras ao ar.
E o ano começou, funcionando mais ou menos como esperávamos. Fomos pra praia com grandes amigos, depois passamos uma semana de férias conhecendo o Uruguai (primeira vez na vida que saíamos do Brasil)...
Chegou abril e surgiu uma seleção fora de época na Ufrgs, para uma bolsa de 1 ano na França. Me inscrevi, pra não deixar a oportunidade passar. Eu não tinha o perfil que normalmente é selecionado para essas bolsas, então não pensei muito a respeito. Aí veio a resposta e a coisa ficou estranha. Deixar tudo e todo mundo, ir pra França... a ideia era tentadora, mas não tava encaixando. Decidimos que a Cela viria junto e a coisa passou a fazer mais sentido.
Aí foram só "pequenos ajustes": Vender carro, casa, sair do emprego em que eu estava a 8 anos (e gostava), aprender francês do zero, providenciar visto e todas as burocracias, voltar a morar na casa dos pais (por algumas semanas) depois de anos...
Enquanto tudo isso rolava, a Cela correu atrás e, com um bom currículo, uma carta de recomendação, a cara de pau e a persistência que lhe são peculiares, conquistou uma vaga no último ano de mestrado na Sorbonne... arrumou sarna pra se coçar.

E viemos. Despedidas, abraços, horas e horas de avião... aterrissamos em Paris.
De lá pra cá estudamos muito, estivemos em outros três países, vimos coisas incríveis, nos encantamos e decepcionamos com essa cidade e fizemos grandes amizades, que tornam tudo ainda mais interessante.

Na noite do dia 31 estávamos lá, no pé da Torre Eiffel, esperando o novo ano. Que chegou sem alarde, com poucos fogos e algumas caras de decepção. Não era o nosso caso. Realizamos aquele desejo que um ano antes era verbalizado em pleno mar da Pinheira... muito mais cedo do que poderíamos esperar. Talvez não o melhor, mas o mais marcante Réveillon das nossas vidas. Juntos da gente, pessoas que meses atrás eram estranhos, cujos caminhos passavam longe dos nossos. Doutorandos das ciências humanas e suas famílias, um doutor em física, um professor de latim da ufrj, uma vietnamita que adora a companhia dos brasileiros... a família que escolhemos aqui.

E assim começou o ano. De frente para a torre, só me veio um pensamento na cabeça:
Que nesse ano que inicia caibam tantas coisas quanto couberam em 2011. Que seja novamente um ano de desafios e descobertas... O ano de voltar pra casa, de alma lavada, bagagem lotada e mais um monte de escolhas pela frente. Que tenha de novo alguns erros e decepções, que bata a saudade dos novos amigos assim como bate agora daqueles que estão longe. Que seja cheio de abraços nos reencontros... e que no final de a mesma sensação de vida vivida que deu quando a torre acendeu para marcar o fim de 2011.

Um baita ano pra todo mundo!!
BEM VINDO 2012!!!

10 comentários:

  1. 2012 terá desafios,descobertas,saudades e com certeza a Felicidade prq vcs merecem,de uma tia coruja que está sempre torcendo muito por vcs.
    Um baita 2012 para tds nós.Te amo muito.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha de texto! Bom ano para voces e que tudo se concretize como desejado. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Grande Murilo e grande Marcelitcha. Desejo muuuuuuuuuitas coisas maravilhosas pra vcs, muitas novidades, alegrias, experiências de vida inesquecíveis e muuuuuitas felicidades!!! bjs pra Cela
    Saudades do casal mais lindo, animado e corajoso que conheço.
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Amados,
    Baita texto, Mu! lindas e inspiradoras experiências aqui compartilhadas!
    "Sonho que se sonha junto, não é sonho, é realidade". Vocês são a prova disto!
    Que 2012 seja tão maravilhosamente surpreendente para vocês, quanto foi 2011!
    Agora já são quatro amados em Paris!
    Beijos,
    da dinda,
    Ieda.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto! Aliás, como estudantes do além mar vcs estão se saindo excelentes blogueiros! Muito bom mesmo! Dá gosto de ler e a gente se sentir mais perto de vcs e, de certa forma, vivenciando essa experiência junto com vcs! Continuem a escrever, please! Que 2012 traga inúmeras ricas experiências inspiradoras! Beijão,
    Ligia (Maria)

    ResponderExcluir
  6. Show de bola Murilo.
    Assim tu vai desbancar o blog do Cabelo!
    Abraço
    Cleber

    ResponderExcluir
  7. Que lindo! E tu queria ainda que eu revisasse!
    Minha assinatura embaixo!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  8. Murilo, um baita escritor. Hahaahaha. Até me emocionei!!!! Consegui viver, agora, este momento de vocês...viajei até aí e consegui sentir um pedacinho dessas emoções. Desejo a todos uma ano bem grandão que caiba o suficiente e necessário para se viver. Esperamos vocês com muita saudade e novidades (quem sabe). Bjão a vocês dois e que a sorte permaneça ao lado de vocês!
    Marilia

    ResponderExcluir
  9. Lindo lindo lindo texto, Mu! Me emocionei lendo. Realmente 2011 foi espetacular e tomara que 2012 também seja muito bom. E que caiba tudo e mais um pouco. Felicidades pra vocês, queridos. Um abração meu e da Gi. A Gi tem sentido muita saudade de vocês. Anda sempre perguntando se falta muito para vocês voltarem.
    Vera

    ResponderExcluir
  10. Maravilha meu filho, 2012 vai ser mais grandioso ainda, vamos dominar o mundo. O texto matou a pau!! Bj, papai o ama!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não esqueça de assinar!