Nossa jornada de estudos em Paris!!

Benvindo! Bienvenue !

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A comida, ou, Ahhhh.... a comida!!!!

Para um francês, a refeição é bem mais que um momento de ingerir combustível para o funcionamento de seu metabolismo. É um momento de lazer.

Pode ser numa refeição sozinho, com um sanduíche de baguete, jambon et fromage (clássico "presunto e queijo")  num banco de parque.
Ou então em grupo, num café com mesinhas na calçada, e uma "formule", que é a forma mais econômica de comer bem e barato. Normalmente a formule é um menu fechado, composto por algumas opções de entrada + prato principal + sobremesa.


A comida é praticamente uma religião por aqui. Existe uma relação de amor muito forte entre os franceses e o alimento. Tão forte que, só em Paris, existem em torno de 270 comércios alimentares para cada grupo de 10.000 habitantes (restaurantes, bares, lojas de comida pronta pra levar pra casa...) . Isso quer dizer que, pra cada grupo de 37 pessoas, tem um lugar pra comer por aqui... é muita comida!! (Dados do jornal do metrô!)

E é aí que mora um dos grandes perigos daqui: como tem muito opção, os lugares tendem a fazer o seu melhor, e a comida é muito boa!! Ainda não comi em nenhum lugar que fosse ruim a ponto de não voltar mais.
Sem contar que o tamanho das refeições, e até mesmo das porções, são gigantes! No restaurante universitário sempre peço que coloquem menos comida no meu prato, e mesmo assim é difícil vencer... não entendo como podem ser tão magros!
E depois da refeição ainda tem a sobremesa, que pode ser um doce, uma fruta ou... um queijo!!! Hábito estranho que eu ainda não consegui compartilhar.

Outro grande momento "alimentar+social" típico daqui é o piquenique. Tão comum e amado, que já existe um verbo, algo como  "picniquer"!! Tipo assim:
- Vai fazer o que nesse sábado?
- Ah... bouf... vou picniquer com o pessoal da universidade! Você vem também? (a bufadinha não pode faltar, né?)

É muito comum, em um dia de sol, ver os gramados dos parques lotados de grupos de amigos ou famílias inteiras, sentados em uma toalha dividindo lanches, sucos e vinho. É claro que o vinho não pode faltar! Com menos de 5 euros pode-se comprar bons vinhos nos mercados.

Mas, certo que de um milagre está acontecendo, nós emagrecemos aqui! A ponto do Murilo ter que adotar o cinto em várias calças. E eu, segundo a consulta médica do OFII, perdi uns bons 2 kg! Milagres!!! hehehe

Au revoir!

6 comentários:

  1. Oi querida, adorei o teu post e cheguei à seguinte conclusão: o segredo para emagrecer tanto está no Vinho e no Queijo. Voilá, hoje começo a Vinhoterapia Pró-Emagrecimento. Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi. Muito interessante seu Blog. Não sabia que os franceses comiam tanto assim. Legal!

    ResponderExcluir
  3. Bem bom comer bem, bastante, e não engordar. Aproveitem. Só não vão emagrecer demais hehehehe.
    Vera Prates

    ResponderExcluir
  4. Oi Márcia! Tomara que a receita seja essa mesmo! Assim vamos emagrecer muito! ;)
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ah Vera, emagrecer de mais é impossível.... hehehe
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Com o meu pequeno curriculum de turista, posso afirmar que em terras do "além mar", geralmente somos compelidos a deixar de lado nossas mordomias do "cá mar" do tipo: carros e taxis e somos estimulados ou melhor, impulsionados pelo bolso, a caminhar muito e, assim, queimar calorias. Dependendo do tamanho do bolso, o quesito "refeições" também pode ficar prejudicado, fazendo com que o turista em questão também venha a ingerir um numero menor de porções, o que também contribui, decisivamente para a diminuição de tecidos adiposos...Mas, como vcs não estão verdadeiramente na categoria "turismo", e sim, estudante-bolsista, essa explicação metida a besta não se aplica inteiramente...rsrs... Beijão, Ligia

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não esqueça de assinar!