Nossa jornada de estudos em Paris!!

Benvindo! Bienvenue !

terça-feira, 6 de setembro de 2011

E começam as aulas

Voilà meu primeiro post no blog!!!
Na verdade, as aulas começaram na quarta-feira passada, mas eu enrolo pra começar qualquer coisa, não seria diferente no mundo virtual.
Mas vamos ao assunto: as aulas. Pra começar, uma breve explicação do que eu to fazendo aqui. No Brasil, estudo Engenharia de Materiais na UFRGS e foi através dela que consegui uma bolsa da Capes pra fazer um ano da graduação em Paris. Aqui, estou cursando o segundo (e penúltimo) ano da École Supérieure de Physique et Chimie Industrielles (http://www.espci.fr). A graduação em engenharia aqui é um pouco diferente. O pessoal faz 2 anos de uma espécie de preparação, onde quase enlouquecem com matemática, física e outras coisas mais "básicas". Depois fazem um exame para serem admitidos nas Écoles.
O que nos leva à minha situação: Cheguei na aula quarta esperando algum tipo de recepção aos novos alunos. Me ferrei!!! Eu to no 2º ano. Quem tem recepção são os alunos do 1° (tá, agora é óbvio). Enfim, houve uma breve fala de um professor e na sequência, aula. Foi onde começou a bater o pavor. Início de aulas em uma escola (ou universidade) nova é sempre complicado. Em outra língua então...
Os dois primeiros dias foram bem complicados. Fiquei sabendo que tem um monte de trabalhos pra fazer e apresentar (em francês) e que esses trabalhos são em grupos, que já foram definidos no início do... 1° ano.
Quinta-feira, almocei com a Cela entre as aulas. A gente tava lá comendo quando ela me olhou, como se me conhecesse há mais de 11 anos e disse: "Relaxa, vai melhorar." Aí eu vi porque essa viagem só serviria pra nós dois juntos mesmo.
De lá pra cá tá melhorando mesmo, mas bem aos poucos. To entendendo um pouco mais as aulas, descobri que ninguém tá esquentando muito a cabeça com os tais de trabalhos e que nenhum dos estudantes estrangeiros faz a menor ideia de como isso vai funcionar. Ah, e continuo sem entender nada das conversas entre os colegas, o que dificulta um pouco a interação, mas aos trancos e barrancos vai indo. O pessoal é bastante simpático... só não falam português (o que ajudaria bastante). Descobri que tenho um colega brasileiro e falei um pouco com ele. Vai ser o "translator" quando eu me apertar.
Por enquanto, é isso. Conforme a coisa evoluir, vou postando as novidades.

4 comentários:

  1. Aêêêê!!!! Le premiére post!!! Agora eu intindi tudo o que tu falou, claro, tava na cara!! É pra Estuda mesmo que tu tá aí, ah tá, ahahahah!!
    Fica frio, que no fim tudo vai dar certinho!!!!
    Bj do Trolha, papai o ama!!

    ResponderExcluir
  2. Sabido era que essa viagem só sairia nesse modelito, pelo menos era o que conspirava o meu desejo de mãe e sogra. Com essa poderosa cumplicidade os Franceses que se cuidem e as dificuldades que se intimidem, hehehe. Bjs.
    Marisa

    ResponderExcluir
  3. Vera disse:
    Então ta né, estudando em Paris! Adaptação, começando as aulas, dificuldade com o idioma, tudo parece difícil. Mais alguns meses e isso tudo vai ser lembrado como situações engraçadas da chegada e adaptação. E na volta, vão estar falando com biquinho.
    Beijão
    Vera

    ResponderExcluir
  4. muriiloo, vai dar tudo certo! és muuuito competente!! logo vai estar rindo dessa fase perdida ai hehehe boa sorte! beijos

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não esqueça de assinar!