Nossa jornada de estudos em Paris!!

Benvindo! Bienvenue !

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

As verdades e mentiras sobre o povo francês - cópia


Bom, na verdade nós não estamos há tanto tempo aqui que possamos fazer esse levantamento, mas tem um blog muito legal, que eu sigo a bastante tempo, que é O Guia de Paris, que fez esse "estudo". Peguei emprestado (tipo, copiei mesmo, mas com os devidos créditos!!) e postei aqui. Vale a pena ler.


Au revoir!!!

*************************************************

As verdades e mentiras sobre o povo francês

1- Francês não toma banho todos os dias 
 Verdade

Uma grande parte dos franceses ainda cultivam essa mania... No metrô, no trabalho e até mesmo na boite ou bares é muito comum se deparar com pessoas que estão com o prazo de validade do desodorante mais que vencido. Em uma matéria feita pelo jornal Republicain Lorrain, o jornalista afirma que apenas 26% dos franceses tomam banho todos os dias!
 Além disso, convivendo com alguns franceses a gente descobre que o banho não é muito a praia deles...


2- Francês é mau humorado
Depende da região onde eles moram

Esse estereótipo dos parisienses é total verdade, porém, os franceses de outras regiões costumam ser bem mais amigáveis. Para ter noção do mau humor dos parisienses, certa vez houve uma campanha na cidade para que os cidadãos tratassem melhor os turistas... Um verdadeiro absurdo!

3- Francês tem má vontade de falar inglês
Mentira

Muitas vezes você pode se deparar com pessoas mais velhas que não falam inglês, porém, os jovens de hoje já têm uma noção bem melhor, logo, se você for escolher alguém para fazer uma pergunta em inglês, prefira alvos jovens. Esses provavelmente poderão lhe ajudar...


4- Franceses são bons cozinheiros
Depende

Que a França é o país da gastrônomia, ninguém pode negar, mas nem todos os cidadãos sabem cozinhar, e além disso, em todos os supermercados você pode achar comida semi pronta, assim, eles não têm o trabalho de cozinhar.
No entanto, a gastronomia é realmente uma paixão, todos os canais de televisão possuem pelo menos um programa dedicado ao tema, além de vários reality shows sobre comida.


5-Francês fuma muito
Verdade

 Em qualquer esquina, bar ou café você certamente vai se deparar com algum francês que fuma. Segundo o site Vulgaris Medical, hoje existem de 15 à 20 milhões de franceses que fumam diariamente. O tabagismo afeta 30% das mulheres e 40% dos homens. É normal ter um amigo francês que fuma ou que já fumou regularmente em algum momento da vida.


6- Francês lê muito
Verdade

 Mesmo se os franceses lamentam a diminuição da leitura, eles ainda são um povo que preza esta atividade.
Em qualquer lugar: metrô, ônibus, café ou parques você certamente irá ver muitos franceses lendo livros ou jornais. Além da cultura da leitura, outro fator que pesa consideravelmente é o preço dos livros e a quantidade de livrarias. Os livros quase não possuem impostos do governo, o que deixa este bem  mais acessível, mesmo a pequenos bolsos.

7- Francês gosta de baguete, vinho e queijo
 Verdade

Essa é um dos estereótipos que ninguém pode negar. Impossível achar um francês que não seja fã de pelo menos um desses produtos. Para se ter uma noção, a baguete é um produto consumido diariamente, em todos as refeições eles comem pão, inclusive, em todos os restaurantes franceses eles oferecem o pão (que é gratuito).
O vinho é outra paixão nacional que eles não abrem mão, nem quando o assunto é trânsito, pois lá não existe lei seca, e é possível tomar até um copo e meio de vinho antes de pegar o volante.
O queijo não precisa nem falar, muitas vezes esse produto substitui a sobremesa na hora da refeição.




8- Francesas são chiques
Depende

Esse estereótipo vêm certamente do grande número de marcas de luxo francesa, seja da alta costura, quanto da indústria de cosméticos e perfumaria.
Os franceses dão uma certa importância à imagem pessoal, porém, não é um seguidor da moda ao extremo, como muitos brasileiros.
Na França, podemos ver de todos os estilos e ninguém ficará olhando torto se você usar um chapéu mais ousado ou um acessório bem diferente.
A notícia boa é que você pode sair na rua da maneira que desejar sem medo de ser feliz!


9- Franceses são magros
Verdade

É claro que nem todos estão no padrão perfeito, mas é verdade que raramente você encontra uma pessoa obesa na rua. Isto acontece porque eles zelam muito pela alimentação, eles acordam mais tempo para as refeições e costumam comer bem equilibrado, sem muita gordura ou fritura, além de não serem fãs de Fast Food.
Mas, apesar de cuidarem da alimentação, eles não costumam ser musculosos, poucas são as academias nas cidades.



10- Os franceses não gostam dos ingleses
Mentira

A rixa França X Inglaterra é quase como a nossa rixa contra os argentinos, mas não por causa do futebol. A implicância mútua têm razões mais históricas, pois os dois países já declararam guerra em diversas ocasiões.
A famosa guerra dos 100 anos, da França contra a Inglaterra, pode ter sido o início da rivalidade, mas hoje em dia a implicância é apenas brincadeira.

Um comentário:

  1. Por essas e por outras que a França me inspira cuidados. Eu já cheguei a cogitar tomar um banho na redenção quando faltou água no prédio.
    Imagina quanto dias eles conseguem ficar sem banho....coitado de quem tem de aguentar o budum. Os mendigos daqui seriam asseados?

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não esqueça de assinar!