Nossa jornada de estudos em Paris!!

Benvindo! Bienvenue !

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mercados e compras.... e problemas da língua

Com uma lista de compras na mão, fui ao supermercado. Não fui ao Carrefour, maior mercado da região e com mais variedade, pois os vizinhos da Maison já haviam dito que era o mais caro. Então fui em outro mercado sugerido, o LIDL. O mercado é uma zona: nas prateleiras as mercadorias estão dentro das suas caixas de transporte, só aberta na lateral e na parte de cima. Tudo fica misturado (p.e., na mesma prateleira pode-se encontrar pilhas, fósforos, absorventes, cotonetes e linguiça) e o cheiro do lugar não é nada convidativo. Mas o preço é bem mais barato mesmo.
Encarei este mercado para as compras de comida (em embalagem fechada, claro) e de higiene/limpeza.
Porém, na minha lista ainda haviam mais uns itens da casa como panelas, porta-detergente, fita durex.... então fui ao bazar do outro lado da rua.
A moça que me atendeu foi bem simpática e fomos nos entendendo. Entraram dois senhores e pediram algo que ficava no subsolo e desceram. Neste meio tempo tentei pedir pra moça "imã", daqueles de prender papel em mural. Aí a coisa fedeu.... eu não sabia como dizer, ela não me entendia e nem a mímica tava rolando. Fiquei bem frustrada e decidi desistir do item e olhar no dicionário em casa. Então os caras subiram, e ela atendeu eles e quando eles estavam saíndo da loja.... falaram português um com o outro!!!! Quando ouvi eles falando português saí da loja atrás e perguntei se eram brasileiros. Eles me responderam que sim e então eu pedi pra um deles voltar na loja comigo e explicar pra ela o que eu queria.

Eis o diálogo:

Eu - Pede pra ela imã, daqueles de pregar em mural.
Moço - Imã... ah tá, tipo de geladeira?
Eu - Isso, pode ser!!
Moço pra vendedora - S'il vous plaît, vous avez "emã"?
Vendedora - Ah... "emã"... oui!!!
Eu - "Emã" ???
Moço - Tu não tinha tentado imã ainda?
Eu - Claro que sim!!!! Só que pedi com "i" e não com "e" !!!!
Moço - Ah.... mas faz toda a diferença !
Eu - (cara de tacho!!!!)

Ok, ok... ela não era obrigada a me entender, mas com a minha mímica colocando um pedaço de papel na parede e dizendo imã, ela não podia fazer um esforcinho??????

Mas no final das contas tudo deu certo. Até fui convidada pra uma pregação (os caras eram de uma igreja "sei lá do que") que ia acontecer numa praça aqui perto. Mas acabei não indo, pois a gente nem tem martelo em casa!!!! hehehehe (piada infame!!!)

Au revoir....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita! Não esqueça de assinar!