Nossa jornada de estudos em Paris!!

Benvindo! Bienvenue !

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Passeando pelos museus de Paris

Se Paris não for a cidade com mais museus no mundo, ao menos os mais famosos estão por aqui!

Voilà algumas dicas sobre os museus que já visitamos:

-  Toda viagem à Paris, por mais breve que seja, tem que incluir uma visitinha ao Louvre! Não que ele seja digno de apenas uma rápida visita, mas merece o destaque pela beleza, imponência e quantidade de importantes obras que ele conserva. Ao Louvre já fomos três vezes e ainda não conseguimos conhecer todo o acervo. São várias coleções, dentre elas, as nossas preferidas, Antiguidades Egípcias, Esculturas (europeia, da idade média aos meados do século XIX), Antiguidades gregas, etruscas e romanas, e o Louvre Medieval (que mostra a história e a arquitetura do Louvre). A parte de pinturas é enorme, e confesso que achei cansativa. Mas, se é pra ver a Monalisa (Ala Denon), é para que se deve caminhar!

- O Musée d'Orsay é o nosso preferido! Construído dentro de uma antiga estação de trem, ainda guarda alguns vestígios da antiga função, como o relógio e a estrutura metálica imponente. Coleção enorme, com várias obras de artistas que vão desde o realismo ao impressionismo. Uma das minhas obras preferidas é "A porta do inferno", uma escultura do Rodin.

- Musée Quai Branly é um museu de etnologia e, como o nome sugere, fica na beira do Sena. A arquitetura do lugar é fantástica! Um prédio novo, muito bem estruturado para receber as grandes coleções roubadas das culturas de todos os povos primitivos do mundo!! Não é um dos meus preferidos mas é bastante impressionante.

- La Maison Européeane de la Fotographie é claro que não podia faltar na minhas andanças... abriga majoritariamente exposições temporárias. Quando fui lá, vi uma exposição do Itau de fotógrafos brasileiros e um ensaio nu fantástico do fotógrafo Dominique Isserman com a atriz Laetitia Casta. Conta no acervo permanente algumas fotos de Cartier-Bresson.

- A Orangerie foi reformada (era o antigo prédio que abrigava as ferramentas do Jardin des Tuilleries) e desde 1927 abriga a mais importante obra de Claude Monet: As Ninfeas. Além dessas majestosas pinturas, o museu ainda guarda outras obras de artistas como Picasso, Cézanne, Renoir, Modigliani, além de outras obras do Monet, é claro. Enfim... é pequeno e vale a pena ver de perto essa obra impressionante do mestre. Dica: não perca o vídeo no subsolo, que conta a história da obra e do museu. São 20 minutos bem aplicados antes de andar pelo museu.

- O Invalides é museu de guerra e abriga muitas coleções de armas, tanques, armaduras, etc. Lá está o túmulo majestoso de Napoleão Bonaparte.

- O Centre Georges Pompidou é o museu de arte moderna de Paris! Na topo da minha lista, conta com um acervo permanente de arquitetura, artes gráficas, design, novas mídias, etc. A coleção de fotografia é ótima, mas não é nada muito óbvio (ou, vamos dizer assim... lindo). Mas a coleção de arquitetura é de encher os olhos.

Buenas... o blog não está abandonado! Só demos uma fugidinha pra dentro dos livros nas últimas semanas, além de receber ilustres visitas!!
Espero que este post seja útil e que aguce ainda mais a vontade de conhecer os tantos museus de Paris.

Au revoir!