Nossa jornada de estudos em Paris!!

Benvindo! Bienvenue !

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O ensino na França

Nossa missão na Cidade Luz é estudar.
Na verdade, pensamos que íamos estudar.

Ledo engano.

Estamos estudando pra caramba!!! Muito mais do que gostaríamos, mas muito menos do que deveríamos!!
Imagino que acompanha o blog deve pensar que somos turistas. Mas temos um "combinado" de só relaxar nos finais de semana, e dedicar todos os turnos da semana para o estudo.

Mas essa sensação de estar estudando menos ou mais, tem fundamento. Aqui o ensino é bem diferente do Brasil.
Nós que somos da área de exatas estamos sentindo bem a diferença, que se reflete no tipo de abordagem dos temas, que são muito mais "teóricos e matemáticos" do que vimos no Brasil.
Enquanto na universidade brasileira temos muitos exemplos práticos (embora achamos que seja pouco!!) aqui é tudo matemática!!!
E pelo tipo de ensino-base que os alunos tem, pra eles é muito tranquilo esse tipo de aprendizagem.

Explicando como a coisa funciona aqui:

A partir dos 3 anos a criança pode ir pra école maternelle. Antes disso existe a opção de crèche.
O ensino é obrigatório a partir dos 6 anos de idade na école primaire.
A partir dos 11 anos as crianças vão para o collége e a partir do 15, para o lycée para completar o baccalauréat (diplome bac),  equivalente ao nosso ensino médio.

Depois disso existem duas opções:

- Entrar nas universidades públicas, onde todo aluno com baccalauréat tem o direito garantido de estudar. Ou seja, a universidade é obrigada a acolher todo o aluno interessado que tenha terminado a escola. As universidades formam mais professores e profissionais de saúde e pesquisa. A duração dos cursos é de 3 anos.

- Ingressar numa École ou Grand École, que são unidades de ensino superior criadas por Napoleão para suprir a falta de mão de obra de alto nível. São formadoras de profissionais de base para as mais diversas áreas.
Porém, para entrar numa École é necessário fazer um curso preparatório (classe prépa), durante dois anos, onde se aprende os fundamentos do ensino superior, de acordo com o curso superior desejado. Dizem que é super pesado!!! São dois anos estudando muito para passar no concurso e estudar mais 3 anos para obter o diploma.

A França adotou, em 2006, o sistema europeu de ensino chamado  "LMD" (Licence-Master-Doctorat)

Licence significa diploma bac+3 (ou seja, ensino médio mais 3 anos de ensino superior), e Master, diploma bac+5.
Depois, é partir para o doutorado, que tem duração mínima de 3 anos, e envolve a defesa de uma Tese.


As reformas na educação nos últimos anos tem aproximado mais as universidades e écoles. Por exemplo, o master que eu faço aqui é um curso conjunto de três instituições: a universidade na qual estou matriculada que é a Université Pierre et Marie Curie (Sorbonne - Paris 6), ESPCI (École Superieure de Physique e Chimie Industrielles) e ENSCP (École Normale Superieure de Chimie de Paris).
A ideia é aproximar as instituições e nivelar os alunos formados.

Espero que esse post inspire futuros colegas a vir e aproveitar uma das melhores coisas da França: o ensino de qualidade!

Au revoir!!