Nossa jornada de estudos em Paris!!

Benvindo! Bienvenue !

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Titre de sejour

Já faz um mês que estamos aqui!!! O tempo passa super rápido, né?

Mas vamos ao assunto deste post que é o "titre de sejour", ou, como prefiro chamar, "como mostrar que vocês são quase bem-vindos na Europa, de uma forma muito constrangedora"

O titre de sejour é mais uma etapa do visto. Sim, o visto que pegamos no Brasil, pela Embaixada da França, ainda não é o suficiente para eles. Aqui temos que passar por esta etapa que consiste em pagar mais uma taxa, fazer uma consulta médica e, algumas vezes, receber um funcionário do governo francês na sua residência aqui. Como somos estudantes e moramos na Maison, da última etapa somos dispensados e pagamos só meia taxa (55 euros!!!). Isso antes de completar três meses em solo Europeu, senão paga mais uma multa e pode ser convidado a se retirar do país.

Fui convocada para o dia de ontem, segunda-feira, às 13:30.
Eu estava mega nervosa, pois não fazia ideia do que poderia acontecer ou o que as pessoas iam me perguntar. Muito menos se eu saberia dar todas as respostas corretamente. Liguei para o Kid para me acalmar um pouco, pois ele tinha aula e não podia me acompanhar pra segurar minha mão (manhê!!!).

Cheguei perto das 13:00 e já tinha uma galera na frente do local, esperando na calçada. Pensei "me ferrei, vou ficar a tarde inteira aqui". Abriram a porta e a galera avançou, como se fossem dar crepes de Nutella de graça lá dentro. Fui ficando pra trás, mas segui o fluxo. Fui, eu acho, a 20° pessoa (de umas 30) a entregar os documentos na entrada. Logo fomos encaminhados pra uma sala com cadeiras para esperar. Tinha gente de tudo quanto é parte do mundo: japoneses, chineses, árabes, turcos, americanos, canadenses....

Eis minha surpresa quando fui o primeiro nome a ser chamado! Fui conferir a papelada e estava tudo OK. Depois de mais umas 5 pessoas conferirem seus dados, fomos para uma segunda sala. Mais 10 minutos de espera, e meu nome de novo em primeiro! Fui para a primeira etapa da consulta. Me senti meio "gado", sendo pesada e medida (menos 2 kg, uhuuu!!!). Li umas palavrinhas num papel, umas letrinhas na parede e fui pro RX de pulmão. Entrei numa salinha sozinha e tive que tirar toda a parte de cima da roupa. Mais uma vez, constrangedor mostrar as peitcholas pra moça do RX.
Volto pra sala, mais 15 minutos de espera. Fui, mais uma vez a primeira, a ser convidada para uma conversa em particular com uma médica. Ela foi muito simpática. Perguntou sobre minha saúde, se estava grávida, se minha família tinha doenças, vacinas (levei meu cartão de vacinação que tenho desde bebê e minha mãe me deu quando saí de casa.... bem meigo!!!) e blá, blá blá... Sinais vitais, pulmão OK e voilà! A senhora está com a saúde perfeita para ser uma residente de Paris pelo próximo ano!!!
Mais uns minutinhos de espera, acalmei umas brasileiras que ficaram por último e não falavam francês, e fui pegar o adesivo de "gado bom" pra colar no passaporte.

Todo o nervosismo foi à toa. As pessoas foram práticas e eficientes (!) e tudo correu bem.
Ainda bem que não precisava fazer um eletrocardiograma, senão eu ia quebrar a máquina de tão rápido que meu coração batia!!! hehehe

Au revoir!

2 comentários:

  1. Que orgulho! Eu sempre soube que do era da classe "gado bão", gado de altíssima qualidade!

    huhuhu

    Beijos,

    Helen

    ResponderExcluir
  2. Bah, marcela, acho que pegamos a mesma medica la, mulher mto simpatica mesmo hehe, o fabiano reclamou do dele, se sentiu meio perseguido pelo que entendi hahaha. E de fato, nao doeu mesmo, serviço publico frances mais do que aprovado!
    Gabriel

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não esqueça de assinar!